segunda-feira, junho 27, 2005

Avaliação escolar

Hoje em dia somos mais avaliados pelo que não sabemos, do que pelo que sabemos, ou ainda pelo que precisamos de saber. Sou estudante do ensino superior por isso já tenho 16 anos de experiência em termos de avaliação.
De que é que serve avaliar um aluno, por aquilo que decorou no dia anterior, se no dia seguinte praticamente não se lembra daquilo? Fica só com uma noçao geral do que estudou!
De que é que serve avaliar um aluno, se o que sai num exame, não é aquilo que o aluno realmente sabe, ou seja, as perguntas não dão margem para o aluno explanar todo o seu conhecimento ou desconhecimento sobre algo?
Acho que os exames deviam ser eliminados, e substituídos por projectos. Em vez de ser teste de avaliação era um projecto de avaliação!

No ensino primário: os alunos, eram convidados a descobrir a história da sua terra, do seu país, ou convidados a aprofundar o conhecimento sobre as operações aritméticas, ou sobre as formas geométricas, ou convidados a expressarem-se em desenhos, etc...
A duração dos projectos seria talvez de 3 meses, para as crianças conhecerem alguma diversidade... e talvez bastassem 3 anos para o 1º ciclo!

No ensino básico 2º/3º ciclo: no seguimento do que se passava no ensino primário, mas um projecto por disciplina, tendo cada projecto a duração de 5 meses (1 período e meio, mais ou menos), passando os 2º e 3º ciclos a 4 anos no total!

No ensino secundário: um projecto que atravesse horizontalmente todas as disciplinas de um dado agrupamento, seria um projecto algo extenso, mas seria o passaporte para o ensino superior. Talvez dois projectos (para dar hipótese de se poder falhar num...) de 1 ano lectivo cada!

Até aqui já se pouparam 3 anos de estudo, ou seja, integração (hipotética...) no mundo do trabalho 3 anos mais cedo, ou seja, impostos para o Estado 3 anos mais cedo (é, eu só vejo vantagens!)

No ensino superior: um projecto por cadeira, em cadeiras semestrais e 2 nas anuais!

Estes projectos seriam alternadamente em grupo e a solo, permitindo o desenvolvimento das características sociais aquando do projecto em grupo, e liberdade para o indivíduo revelar todo o seu potencial nos projectos a solo!
Eu considero que a realização de um projecto desenvolve o espírito crítico e construtivo do indivíduo, e se considerarmos que um estudante passou 13 anos a fazer projectos, em que é necessário um estudo contínuo, que se reflecte num resultado final, esse indivíduo está muito melhor preparado como pessoa e como cidadão e muito melhor habilitado para o mundo do trabalho!
Mais, os projectos podiam ser a nível nacional, propostos pelo Ministério da Educação, com uma classificação das escolas no final!

É claro que isto iria criar uma maior segmentação entre alunos com mais valor e alunos com menos valor, mas se calhar é isso que é preciso, em vez de se andar a nivelar o ensino por baixo, porque alunos com maior potencial esperam por alunos com potencial inferior!

Nota do autor: Foi extenso, mas espero que o tenham lido até aqui!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bem visto..nunca tinha pensado numa hipótese dessas! na verdade tenho 1exame hoje e o certo é q me vou eskecer praticamente tudo na hora em q sair da sala!o pessoal anda a jabardar tdo o ano, estuda na ultima da hora, cheio de stress, pa depois ficar cada vez mais "burro"!

27/6/05 10:12  
Blogger taveira said...

mesmo que estude durante o ano e que fique a saber as coisas melhor que a maioria, um projecto desenvolve muito mais o aluno, como aluno e como pessoa!

27/6/05 15:53  
Anonymous Anónimo said...

yeap, concordo

27/6/05 23:39  

Enviar um comentário

<< Home